Considerando os primeiros seis anos de vida como os mais importantes do desenvolvimento humano, de acordo com uma visão atualizada do potencial do cérebro e da mente, os proprietários e fundadores da Divertiláxia, investem na educação desta faixa etária sabendo do grande impacto que promovem para o resto da vida dos seus alunos.
A estimulação precoce, a vinculação segura, a promoção de crenças positivas e o ritmo de aprendizagem, são a forma de trabalhar no colégio com o objetivo de conduzir a estados excelentes de autoconfiança, autoestima e motivação intrínseca.
Abraçar crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) é uma das nossas prioridades. Como tal, foi nossa preocupação garantir que o espaço e pessoal educativo estavam aptos a receber estas crianças e a incluí-las na nossa rotina e método de trabalho.
Os conteúdos programáticos adicionam as seguintes temáticas ao estipulado pelo Ministério da Educação: Educação para a Saúde, Educação Emocional, Educação Financeira, Inglês, Programação, Natureza, Animais e Tradição (Quinta do tio Manel).
O trabalho desenvolvido tem-se vindo a refletir a nível nacional nas participações
a diversos concursos como os que nomeamos de seguida: Prémio “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, com seis participações e cinco prémios conquistados; conquista do Galardão Regional Eco-Escola em dois anos consecutivos; conquista do 1º lugar no Concurso Nacional de “Educação Financeira” promovido pelo Ministério da Educação e Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.
Tudo faremos para fazer chegar aquilo que mais lhe interessa
Os Inventores: da ideia ao produto.
Retirado da área de conhecimento do mundo, o tema para o triénio trabalha todas as áreas, domínios e subdomínios das Orientações Curriculares emanadas pelo Ministério da Educação e também as áreas curriculares especiais da Divertiláxia.
Se inventar exige imaginação e criatividade, a materialização da ideia obriga a definir objetivos, planear, estabelecer estratégias, procurar e aplicar conhecimentos, mobilizar parcerias e muita persistência. Este tema obriga a fantasia, pesquisa e realismo, envolvendo ciência, conhecimento do mundo, confrontação entre o sonho e a realidade bem como a tenacidade e autoconfiança para chegar ao fim do ano lectivo com um produto: o resultado da ideia materializada.
Todo este processo obriga a pensar refletidamente, constituindo-se num treino mental e emocional que pensamos ser uma mais valia na educação dos alunos que frequentam a Divertiláxia.